sexta-feira, 2 de maio de 2014

Elevador da Glória





Elevador da Glória, na paragem junto à Praça dos Restauradores
(fotografia do autor)



           Tendo sido construída sobre vales e colinas (a tradição afirma serem sete), Lisboa teve de encontrar meios para poupar aos seus habitantes o esforço que o sobe e desce constante das suas ruas representava.
Assim, é natural que uma das soluções encontradas foi a implementação de funiculares (erradamente designados de elevadores), a partir da segunda metade do século XIX .
             Dos diversos que foram construídos existem apenas actualmente 3: do Lavra, Da Bica e da Glória.Este último não é o mais antigo nem o que percorre maior extensão, mas é certamente o que mais passageiros transporta, certamente pelo facto de dar acesso à zona alta da cidade, mais concretamente o Bairro Alto.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Introdução

Olá,espero ser este o inicio de uma longa viagem por Lisboa, a sua história, património e curiosidades.Fui buscar o nome do blogue a um concurso que o extinto jornal "Diário de Lisboa" promoveu, por volta de 1970 e cujo tema era precisamente a cidade capital. O meu desejo é de que gostem tanto deste blogue como eu estou a ter em criá-lo e que contribua para aumentar o V. conhecimento e interesse por Lisboa  e sua história